No dia 14 de março de 1984, como fruto da visão espiritual do pastor Nilson do Amaral Fanini, então Pr. da Primeira Igreja Batista de Niterói, é inaugurado o Seminário Teológico Batista de Niterói, em convênio com a Junta de Educação da Convenção Batista Fluminense.
Esse Seminário surgiu em confrontação com os tempos de convulsão e mudanças radicais nos terrenos do pensamento e da moral, e com os ventos da apostasia que já sopravam no mundo naquela época. É organizado calcado na fidelidade à Palavra de Deus e focado na formação de obreiros conscientes e consagrados.
No ano de 2006, já com 22 anos de funcionamento, esta casa de profetas enfrenta crises que apontavam para o encerramento de suas atividades. Mas, através da orientação divina e colaboração de homens e mulheres que amam esta instituição, é escolhido o pastor Ebenézer Soares Ferreira para ocupar a direção geral do STBN e, junto com os esforços de outros irmãos, conseguiram vencer as crises e o Seminário avançou, sempre fundamentado na sua filosofia de educação teológica, formando homens e mulheres adequadamente, não apenas do ponto de vista acadêmico e intelectual, mas também do ponto de vista da piedade cristã e da firmeza doutrinária.
No dia 10 de maio, celebramos os 35 anos de existência deste Seminário, em um culto realizado no templo da PIB de Niterói, com a presença de muitos ex-alunos, ex-professores, alunos e professores atuais e diretores desta Casa. A celebração contou com a participação do Coro atual do Seminário, assim como de um Coro formado por ex-alunos de Música Sacra, hoje Ministros de Música em nossas Igrejas. Através de um breve histórico, foi ressaltada a história deste Seminário, onde se percebe a visão de seus organizadores, em perseverar e lutar por uma educação baseada nos princípios bíblicos, que os levou a enfrentar e vencer grandes batalhas.